Razões para contratar uma consultoria administrativa
- João Luiz Nogueira
- 30 de ago. de 2016
- 3 min de leitura

Ninguém conhece melhor o seu empreendimento do que aquele (a) que está à frente dele. Isso é ponto pacífico.
Então, por que contratar uma empresa de consultoria administrativa? São várias as razões que podem indicar a necessidade de se contratar uma empresa de consultoria. A implantação de um novo projeto, as análises para tomada de decisão sobre a viabilidade econômico-financeira sobre um novo investimento e a promoção de mudanças organizacionais, por exemplo, são algumas dessas razões.
Por estar altamente envolvido com o dia-a-dia da empresa, até mesmo emocionalmente, o empreendedor não tem o distanciamento necessário para fazer essas análises, deixando, inclusive, de promover mudanças que poderiam imprimir maiores agilidade e velocidade aos negócios. Esses fatos, por si sós, já são razões que justificam a contratação de uma empresa especializada em consultoria administrativa.
Ademais, a visão de alguém que está de fora da organização possui a isenção suficiente para fazer as análises necessárias, apontar e propor as soluções adequadas que podem fazer a diferença, favorecer e influenciar no crescimento direto dos resultados.
O valor investido na contratação de uma consultoria vale a pena? Esse pensamento, geralmente, vem à tona quando se analisa a possibilidade de se buscar uma ajuda externa e qualificada para impulsionar os resultados da empresa.
A resposta dessa indagação se mostra favorável considerando, principalmente, os seguintes aspectos:
Os projetos serão executados por pessoas de fora da organização. Portanto, sabe-se de antemão que não serão necessárias alocações de pessoas da própria empresa que podem continuar envolvidas no processo produtivo e no dia-a-dia, não se perdendo, com isso, o foco. Costuma acontecer de o empresário mobilizar sua própria equipe para implantação de um projeto, por exemplo, que pelo acúmulo de atribuições dispersa energia, delongando resultados, elevando-se os custos internos e postergando o alcance dos resultados pretendidos;
Os focos da consultoria são delimitados e conduzidos por pessoas com dedicação exclusiva. Uma vez que os consultores dedicam-se exclusivamente ao objeto do trabalho contratado, concentram dessa forma maior sinergia liberando toda a força de trabalho da organização para as atividades-fim da empresa. Outra vantagem dessa exclusividade está no envolvimento total capaz de catalisar os esforços necessários, direcionar a atenção para todos os aspectos do projeto e assim alavancar os resultados pretendidos;
Os consultores trazem consigo a vivência de várias empresas, contribuindo para o aprendizado geral da organização. Esta pode ser uma grande janela de oportunidade para fazer e incorporar melhorias, desenvolver novos projetos para a empresa crescer e se diferenciar nos negócios, ganhando competitividade;
O investimento com a contratação de consultoria é acertado previamente. Com isso, há desde logo a precificação do projeto e/ou análises e/ou o escopo do trabalho a ser desenvolvido. Essa previsibilidade é uma grande vantagem nos dias atuais, pois fica claro qual será o valor do investimento para promover as mudanças necessárias, sabendo-se que os desembolsos ficarão restritos aos acordados no contrato com a empresa de consultoria.
Os prazos são previamente definidos. Acordado isso, sabe-se que haverá um cronograma de atuação, que terá começo, meio e fim, com metas e objetivos específicos. Outro aspecto que confere previsibilidade e objetividade aos trabalhos da consultoria e que são essenciais para alcançar os resultados pretendidos.
Por mais que o empreendedor conheça o seu negócio e, exatamente por isso, a ajuda externa de uma empresa de consultoria administrativa qualificada, pode diagnosticar e propor soluções administrativas através de análises, assessorias, projetos e/ou planejamentos moldados às necessidades eventuais, que são capazes de influenciar positivamente os resultados da empresa, proporcionando economia, racionalidade e impulsionando o crescimento e a diferenciação da organização.
Comments