Os demonstrativos financeiros a favor de sua empresa
- João Luiz Nogueira
- 5 de set. de 2016
- 1 min de leitura

Balanço patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, Demonstrativo do Fluxo de caixa e Demonstrativo de Origens e Aplicações de Recursos -DOAR, compõem o conjunto de documentos financeiros e contábeis previstos na legislação.
Esses documentos possuem finalidades específicas e são utilizados por um grande número de interessados:
O empresário se vale para embasar tomadas de decisão; o gerente financeiro, para orientar a alocação dos recursos da empresa; os agentes públicos, para realizações de auditorias e fiscalizações tributárias; as instituições financeiras, para avaliar a solidez da empresa, estipular limites de crédito e analisar a capacidade de pagamento para a concessão de crédito, por exemplo.
Em suas especificidades, esses documentos servem:
para inventariar os ativos, passivos e patrimônio líquido da empresa;
para mostrar os fluxos de recebimentos gerados por uma empresa e os fluxos das despesas incorridas para produzir e financiar suas operações;
para análises mais abrangentes do processo pela qual a empresa gera caixa das atividades de operação e ajuda a apontar áreas de fragilidade nas posições do caixa da empresa e em sua capacidade de saldar dívidas;
para descobrir de onde vem os fundos e onde eles são aplicados.
Como se pode perceber, os potenciais analíticos desses documentos são bastante abrangentes e podem revelar pontos fortes e fracos das áreas operacionais e financeiras da empresa.
Vire o jogo a seu favor! Faça uso das análises dos demonstrativos financeiros para analisar e determinar a eficiência da empresa no controle de seus custos e na geração de seus lucros.
Comments