Como estimar o montante de caixa necessário
- João Luiz Nogueira
- 26 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Empreendedores devem concentrar toda atenção para o caixa da empresa. Esta é uma área sensível demais e não pode ser negligenciada.
Qual o montante de caixa necessário para manter saudáveis as operações da empresa? Existem vários métodos para estimar as necessidades financeiras de uma empresa. Nenhum, porém, é capaz de prever as necessidades futuras com precisão. Ainda assim deve-se usar algum método para estimar o montante de caixa necessário, ao menos para um ano à frente.
São três os métodos básicos para estimar as necessidades futuras do caixa: o da porcentagem das vendas, do orçamento de caixa e o do giro de caixa.
MÉTODO DA PORCENTAGEM DAS VENDAS – Em termos simples, com base nos demonstrativos financeiros, um analista financeiro pode determinar os índices percentuais de diferentes tipos de ativo e passivo em relação às vendas e determinar quanto de financiamento é exigido para manter em operação um negócio.
A porcentagem das vendas pode também embasar estratégias de vendas. Antes de tomar a decisão de expandir as vendas, faça os cálculos das necessidades de financiamento do capital de giro de sua empresa.
MÉTODO DO ORÇAMENTO DE CAIXA - o propósito da administração da liquidez é assegurar que a empresa não tenha deficiência de caixa. Usando esta técnica, um analista financeiro compara os recebimentos de caixa futuros com os pagamentos de caixa futuros numa base mensal e determina o excesso ou falta de caixa mensal. O resultado é a previsão de financiamento futuro da empresa.
MÉTODO DO GIRO DE CAIXA – Neste método é determinada a quantia mínima de caixa necessária para uma empresa levar adiante suas operações. Indicado para as empresas que mantém níveis constantes no fluxo de fundos e leva em consideração os gastos operacionais anuais em relação ao giro de caixa.
Empresas se tornam insolventes com problemas de caixa. Daí a importância de saber que existem ferramentas para auxiliar nas estimativas dos níveis de caixa adequados da empresa.