A Gestão de Pessoas como fonte de vantagem competitiva
- João Luiz Nogueira
- 10 de out. de 2016
- 2 min de leitura

São as pessoas que dão sentido aos negócios. Por mais avançadas que estejam as tecnologias, as pessoas continuam fazendo a diferença.
Sejam quais forem os produtos e/ou serviços ofertados, em última análise, eles são destinados a consumidores humanos que os comprarão, satisfazendo assim suas necessidades de consumo.
Independente do grau de automatização implantado, as empresas continuam dependentes de pessoas dentro das organizações, em maior ou em menor escala. Diante desse fato inexorável, o departamento de Gestão de Pessoas (o conhecido RH) deve fazer parte do planejamento estratégico e, com isso, contribuir para a superação dos objetivos e metas da empresa.
Nos tempos atuais, as transformações dinâmicas do mundo corporativo e empresarial exigem que a área de Gestão de Pessoas tenha papel estratégico e assuma protagonismo decisivo para o sucesso das empresas.
Diante desses novos desafios, as empresas precisam planejar estrategicamente essa área. Ademais e para corroborar essa necessidade, não são poucas as preocupações com o quadro de pessoal: admissões, demissões, diminuição de lealdade às empresas, força de trabalho bem treinada e motivada, qualidade e produtividade altas... Isso compõe um quadro altamente desafiador, capaz de justificar um planejamento estratégico bem estruturado, fundamentado e adequado às necessidades específicas de cada empresa.
Não importando o tamanho, as empresas devem instituir sistemas formais para a área de gestão de pessoas. Na composição desse Plano Estratégico, três processos devem ser contemplados: Planejamento, Programação e Avaliação.
No Planejamento, deve-se considerar:
Mercados de Trabalho; Tecnologia; Legislação; Competição; Economia.
Previsão de demanda; Oferta de mão de obra interna; Oferta de mão de obra externa; Análise de Cargos.
Na Programação:
Recrutamento; Seleção; Recolocação; Treinamento e Desenvolvimento; Avaliação de Desempenho; Sistemas de Recompensa; Relações Trabalhistas.
Na Avaliação:
Produtividade; Qualidade; Inovação; Satisfação; Rotatividade; Absenteísmo; Saúde
É fato que o mundo empresarial está cada vez mais desafiador e que as pessoas continuam fazendo os negócios acontecerem. Conte com uma equipe preparada e habilitada para ajudar na realização do Planejamento Estratégico para a área de gestão de pessoas e acione as turbinas para o sucesso.