Financiando o Capital de Giro da empresa
- João Luiz Nogueira
- 6 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Encontrar o equilíbrio para manter sempre saudável o capital de giro da empresa é o grande desafio dos administradores / das administradoras. A decisão de financiar os ativos com empréstimo de curto ou de longo prazo diz respeito à estratégia e precisa compatibilizar a minimização de riscos e a maximização de lucros.
Uma forma de monitorar a saúde financeira da empresa é lançar luzes sobre as contas que compõem o Ativo Circulante da empresa e monitorar a qualidade da liquidez. Quanto mais os ativos estiverem líquidos, mais estarão disponíveis para cobrir os passivos circulantes.
Administrar as contas do Ativo Circulante, de Contas a Receber, dos Estoques e das Contas a Pagar também faz parte da estratégia empresarial. Muito embora, isso pareça ser uma atividade corriqueira em qualquer empresa, a administração estratégica dessa área pode fazer a diferença para o sucesso do empreendimento.
Por exemplo, para suportar uma estratégia de vendas de produtos, a empresa pode precisar de capital para investir na compra de máquinas e equipamentos, matérias primas, instalações, pessoal, entre outras. Em meses de vendas altas, a empresa normalmente eleva os níveis de estoque, contas a receber e de caixa. Quando existe menor atividade de vendas, ocorre o inverso. Fato é que as contas flutuam mês a mês.
Com isso, uma boa porção fixa do ativo circulante permanece na contabilidade por um período de tempo relativamente longo, como o ativo imobilizado, que deve ser financiado através de exigível a longo prazo ou patrimônio líquido.
Dois tipos de financiamento de capital de giro podem ser necessários: o Sazonal e/ou o Permanente. Se Financiamento Sazonal, normalmente são realizados através de empréstimos bancários de curto prazo. Se Financiamento Permanente, deve ser atendido por exigível de longo prazo.
Ponto de atenção: se as necessidades permanentes forem financiadas em curto prazo, o credor pode não renovar o empréstimo no vencimento e a empresa poderá ter problemas de liquidez.
Embora pareçam decisões básicas do cotidiano de uma empresa, vale a pena se valer de conhecimentos profissionais e das técnicas capazes de proporcionar análises, diagnósticos e proposições de soluções adequadas para a gestão eficiente do capital de giro de sua empresa.
Comments