Por que acontecem conflitos nas organizações?
- Felipe Nogueira
- 17 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Um dos maiores desafios do líder é conseguir mediar conflitos entre pessoas da sua equipe e da empresa em relação aos agentes de seu ambiente externo.
Conflito pode ser definido como qualquer espécie de oposição entre duas ou mais partes. Em geral, os conflitos surgem de problemas de comunicação, divergência de interesses ou de incompatibilidade nos relacionamentos interpessoais:
Má comunicação: ocorre quando uma parte envia uma mensagem para a outra de forma incompleta, ambígua, ou utilizando linguagem inadequada (inclusive ofensiva em alguns casos);
Divergência de interesses: ocorre quando as duas partes lutam pelo poder, por recursos escassos, por espaço, por reconhecimento, por independência para alcançar metas;
Incompatibilidade Pessoal: ocorre quando existe incompatibilidade de personalidade, de valores sociais, ou de comportamento pessoal no cargo entre duas partes.
Nem todo conflito é ruim. Alguns conflitos, chamados de produtivos, são necessários para gerar novas ideias e melhorias sistêmicas na organização. Eles advêm da disputa de pontos de vista de forma respeitosa, com confiança, e baseada em fatos e dados, não em especulações. Por exemplo, uma área quer focar no aumento das receitas enquanto outra deseja focar na redução de custos (divergência de interesses). Ao final da discussão a empresa deverá sair entendendo o que realmente importa e qual a melhor forma para atingir os objetivos.
Entretanto, podemos ter conflitos improdutivos como os causados pela má comunicação. Elencamos abaixo algumas situações que atrapalham a comunicação;
Não saber ouvir;
Arrogância;
Falta de assertividade;
Falta de empatia;
Desatenção;
Sobrecarga de informações.
Cabe ao líder, com a ajuda de todos da equipe, saber evitar conflitos improdutivos e tirar o melhor proveito dos conflitos produtivos, a fim de que a empresa tenha êxito nos seus objetivos.
Comments