Como conciliar carreira e vida pessoal
- João Luiz Nogueira
- 22 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

Uma carreira de sucesso é o sonho de consumo de muitos. Dinheiro, status e poder embalam esse anseio. Nesse afã, muitas pessoas se sacrificam e sacrificam também as vidas de seus familiares.Quando se dão conta disso, invariavelmente, percebem que partes significativas de suas vidas ficaram em frangalhos. Será que não tem como conciliar carreira e vida pessoal?
De maneira bastante simples, a resposta é sim. E a palavra-chave para se alcançar isso é equilíbrio.

Incontáveis são os livros que trazem fórmulas para se alcançar o sucesso profissional. Um sem-número de profissionais bem sucedidos dão conselhos e dicas de como obter sucesso: trabalho duro, foco, determinação, ambição, atitude, perseverança, vontade, disciplina, organização, método... São contribuições valiosas, mas não são tudo. O que funciona para um, pode não funcionar para outro.
O problema é que muitos seguem à risca esses conselhos, numa busca desesperada pelo sucesso, abrindo mão de valores, crenças, sonhos e projetos pessoais que um dia fizeram parte de sua vida.
Com equilíbrio, é perfeitamente possível trabalhar muito, construir uma carreira de sucesso, viver a vida em plenitude, produzir, ganhar dinheiro, ter sucesso profissional e, ainda assim, viver, amar, ter saúde, ter uma relação saudável consigo próprio, com cônjuge, filhos e familiares.
Vontade, disciplina e atitude são características marcantes e valorizadas no profissional de sucesso. Essas mesmas três características precisam ser colocadas em prática com a mesma intensidade também na vida pessoal para igualmente alcançar o sucesso.
Somos dotados de inteligência multifocal e como tal podemos fazer muito, mas uma coisa de cada vez.
Tenha consciência também de que carreira e vida pessoal são complementares, não antagônicas. A vontade de produzir, ganhar dinheiro e ter sucesso precisa encontrar eco na vontade de viver, de amar, de conviver com os filhos, por exemplo.
Na busca do equilíbrio, a disciplina, a organização e o método são essenciais. Disciplina para saber priorizar. Organização e método para agir dentro do foco definido.
O foco é um ponto de convergência e faz com que se evitem gastos de energias desnecessárias, atirando para todos os lados. Você pode ter vários focos, o que não pode ser esquecido é que eles devem ser atendidos um de cada vez. Nesse propósito, esvazie a mente e foque no que está fazendo naquele momento. O mundo moderno oferece muitos focos de atenção simultâneos. Tome cuidado!
O resultado de muito trabalho e menos vida pessoal é stress em alto grau. Isso não é necessário, nem tampouco desejável.
É fato que o êxito no trabalho e na vida pessoal costuma fazer as pessoas mais felizes, com mais liberdade, maior paz interior e cuidados com valores outros que não só os de significação material.
Reforçando, sucessos na carreira e na vida pessoal são perfeitamente conciliáveis, desde que haja equilíbrio na vontade, disciplina e atitude para alcançá-los em ambas as áreas.
Foto: Pixabay