Ética e responsabilidade empresarial
- João Luiz Nogueira
- 17 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

As questões éticas estão muito evidentes no Brasil, principalmente com as sucessivas operações da Operação Lava-Jato. Isso tem criado a percepção – e as crescentes condenações dão a certeza - de que há um sem-número de pessoas, empresas e/ou partidos políticos que se utilizam de meios ilegais para obter alguns tipos de vantagens.
O sentimento reinante na sociedade é de que o país está sendo passado à limpo e, que no momento seguinte, sejam restaurados os padrões éticos que devem nortear as relações pessoais e negociais.
O objetivo da ética é identificar as regras que deveriam governar o comportamento das pessoas, uma vez que todas as decisões éticas são guiadas pelos valores subjacentes de cada um.
Ética está intrinsecamente relacionado com Valores. E o que são valores? Valores são princípios de conduta como proteção, honestidade, responsabilidade, manutenção de promessas, busca de excelência, lealdade, justiça, integridade, respeito pelos outros e cidadania responsável. Assim, podemos dizer que ética é o sistema de regras que governa a ordenação de valores.
SINAIS DE PERIGO
No âmbito das organizações e das empresas, é um desafio manter um comportamento ético por parte de todos os colaboradores em uma organização. Há que se ter atenção aos sinais de perigo indicativos de que uma organização poderia estar permitindo ou mesmo encorajando um comportamento antiético:


Os programas éticos podem ser fundamentados em obediência bem como em integridade. Os baseados em obediência são projetados pelo jurídico para prevenir, detectar e punir infrações legais. Os Programas éticos fundamentados em integridade vão além de meramente evitar a ilegalidade; eles estão preocupados em implantar uma cultura de responsabilidade ética nas pessoas. Com programas assim, as empresas governam a si mesmas por meio de um conjunto de princípios-guias que adotam.
CÓDIGO DE ÉTICA

Número crescente de empresas e organizações estão adotando códigos de ética. Os códigos de ética devem ser cuidadosamente escritos e ajustados às filosofias individuais das empresas/organizações.
Um roteiro básico para se fazer um código de ética verdadeiramente eficaz deve:

As questões éticas fundamentais em negócios são as mesmas daquelas em qualquer outro contexto. Assim, os tomadores de decisões empresariais devem, de algum modo, mesclar seu sistema ético pessoal com os valores e critérios de desempenho da organização. Fato é que estão diminuindo os espaços para atitudes antiéticas. Atenção aos sinais de perigo e, se já não possui, adote código de ética ajustado às filosofias de sua empresa. Se necessário, busque ajuda.
Referência: Bateman, Thomas S. - Administração : construindo vantagem competitiva - São Paulo : Atlas, 1998.
Fotos: Pixabay
Comments