top of page

Consultoria na prática


De uma forma bastante ilustrativa e sem pretender esgotar ou aprofundar o assunto, vamos detalhar um processo de consultoria empresarial. Empresas não são semelhantes, mesmo que atuem num mesmo segmento. Em função disso, cada consultoria prestada a uma empresa é única. Não existe uma receita de consultoria que seja adequada a todas as empresas.

Feito esse registro, a consultoria empresarial tem início na avaliação da situação atual da organização, com o escopo de realizar diagnósticos econômico-financeiros, sugerir soluções a serem implementadas para otimizações dos resultados e indicações de instrumentos adequados de gestão. A seguir, um roteiro básico de consultoria na prática:

Passo 1 - Identificar a situação atual

O início passa pelas análises das receitas e despesas que compõem os orçamentos mensais para apuração de déficit/superávit. Comparar as participações percentuais de cada item do orçamento e as variações percentuais em relação ao mês anterior. Esse procedimento é um bom ponto de partida para identificar a situação atual.

Orçamentos-base

Passo 2 - Análise detida e meticulosa dos dados e realização de diagnósticos

Passo 3 - Identificação de margens de lucro praticadas

Os conhecimentos dessas rentabilidades médias são importantes, pois podem direcionar os esforços de trabalho para os os que se apresentam mais rentáveis, por exemplo. Podem também balizar possíveis investimentos e/ou desinvestimentos.

cálculo margens de lucro

Passo 4 - Histórico de compras

O conhecimento desse histórico é importante para indicar os materiais/produtos mais utilizados, os passíveis de serem mantidos em estoque dada a velocidade de saída; os preços praticados pelos fornecedores para ter maior poder de barganha; etc.

Quadro de histórico de compras

Passo 5 - Análise da produtividade de pessoal

Recursos humanos são fundamentais em todas as empresas. No que diz respeito à produtividade, esse estudo é importante para identificar oportunidades de melhoria na utilização da mão-de-obra disponível. O quadro das horas gastas dá uma boa medida de como estão sendo utilizadas as horas disponíveis e em quais serviços/setores.

Quadro produtividade pessoal

Passo 6 - Soluções Possíveis - Ponto de Equilíbrio

Depois das análises e diagnósticos realizados, vislumbram-se soluções possíveis, dentre as quais o cálculo do ponto de equilíbrio, que é um indicador de segurança do negócio. Mostra o quanto é necessário faturar para que as receitas se igualem às despesas fixas e variáveis, isto é, indica em que momento a empresa estará igualando os seus custos com as receitas. Neste ponto, o lucro é Zero, assim como o prejuízo também é Zero.

Quadro ponto de equilíbrio

Passo 7 - Demonstrativos de Resultados dos Exercícios - DRE

A partir das análises das peças contábeis da empresa, pode-se projetar DRE, a título de proposta, exequível e que possa nortear os esforços empresariais.

DRE

Passo 8 - Soluções Possíveis - Markup

O MarkUp é um método de precificação com base no custo. Pela praticidade do cálculo na hora da venda do produto/serviço, pode ser interessante o seu uso. Além do mais, ter um multiplicador que garante ao preço do produto/serviço a cobertura dos custos e da margem de lucro torna a gestão mais fácil.

No entanto, esse método de precificação carece de atenção, pois os custos das empresas não são necessariamente iguais.

Modelo Markup

Passo 9 - Instrumento de Gestão - Análise SWOT

Neste ponto, análises, diagnósticos e possíveis soluções já foram descortinadas pela consultoria administrativa e empresarial. Alguns instrumentos de gestão podem ser delineados, começando pela análise SWOT, que é um instrumento utilizado para planejamento estratégico. Consiste em recolher e classificar dados importantes que caracterizam os ambientes interno e externo da empresa, em relação às suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Análise SWOT

Passo 10 - Instrumento de Gestão - Planejamento Estratégico e Planos de Ação

Com o Planejamento Estratégico a empresa procura trabalhar a sua visão de futuro, estabelecendo um planejamento para um horizonte temporal de médio/longo prazos.

Derivando desse Planejamento Estratégico, os planos de ação buscam colocar em prática os objetivos para os horizontes quantificáveis, definindo prazos e indicando responsáveis por cada um dos objetivos pretendidos.

Essa panorâmica pela consultoria empresarial reforça a necessidade que as empresas possuem de se valer de todo instrumental administrativo, econômico e financeiro disponível para atingirem os objetivos da organização. Para isso, vale a pena investir na contratação de consultoria empresarial especializada.

Siga a DF7 nas redes sociais

  • White Facebook Icon
bottom of page