O caráter da publicidade nas aquisições como estratégia corporativa
- Danillo Nogueira
- 1 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

A interação com a mídia é uma das principais maneiras de atrair o apoio do público em geral ou, até mesmo, ganhar influência. Os meios de comunicação possuem a capacidade de influenciar significativamente o interesse dos cidadãos, formar opiniões e expor questões de importância.
Empresas organizacionais se valem dos meios de comunicação regularmente com objetivos vários, dentre eles a exposição dentro do contexto empresarial.
Na literatura, a exposição dada pela mídia a fatos relevantes possui implicações importantes. No mercado mobiliário, a quantidade de informações, por exemplo, é de grande importância para se obter vantagem quanto aos demais concorrentes.
As empresas influenciam-se mutuamente no seu nível estratégico diretamente pela qualidade de informações que os seus investidores recebem no mercado, sendo que há forte correlação entre a sensibilidade do valor das ações e a quantidade de informações incorporadas ao preço pelos especuladores. Informações sensíveis influenciam as decisões de investimentos.
Por outro lado, a frequência de informações novas, mas de pouca relevância, gera o surgimento de uma preocupação quanto à elevação do nível de boatos no meio acionário.
Nos movimentos sociais, como eles não têm laços diretos difundido nem ao público, nem aos tomadores de decisão, muitas vezes dependem dos meios de comunicação para divulgar as suas mensagens. A cobertura das mídias sobre os movimentos sociais leva em conta atributos tais como: radicalismo, gênero, papel de liderança formal e a centralidade na rede social.
Quem será elevado à posição de status e influência ou, até mesmo, como os repórteres identificam uma pessoa confiável para se tornar o representante do movimento é parte de um processo interno ao movimento social. Fatores como popularidade, nível de envolvimento ou carisma se tornam preponderantes e relevantes.
Portanto, partindo do pressuposto estabelecido sobre a homofilia social, a qual afirma que atores com aspectos similares indicam um comportamento similar entre elas, presume-se que as organizações que tenham envolvimentos similares com as mídias terão comportamentos similares entre elas quanto à aquisição corporativa?
Esse questionamento ainda permanece pouco claro, principalmente quanto ao tipo de comportamento que está sendo expresso nas mídias. Isto porque, se as citações na mídia podem promover a exposição das organizações empresariais, sendo deferências simbólicas sobre a sua gestão, o caráter da notícia também pode influenciar o seu comportamento?
Uma organização que recebe evidentes menções de caráter positivo na mídia, como por exemplo, a demonstração de resultados semestrais expressivos, a proposta de ampliação das suas atividades em outros países ou outras notícias que denotem uma boa gestão do negócio, demonstram uma propensão entre empresas similares para agirem da mesma forma?

Desses questionamentos emerge uma primeira situação a ser examinada, sobre a relação de comportamento entre as empresas que apresentam similaridade quanto à quantidade de notícias de caráter positivo.
No entanto, se o comportamento similar pode ocorrer com as organizações que recebem notícias de caráter positivo, as que recebem menções que denigrem a sua imagem, ou atestam a sua má gestão quando não obtém resultados significativos ou muito abaixo do esperado, ou por um cenário pouco promissor no seu horizonte, isto não significa necessariamente que terá um comportamento ruim, mas isto pode indicar que organizações que possuam o mesmo comportamento ajam de forma similar? Então, as suas menções, mesmo sendo de caráter negativo, atestam para um comportamento similar?
Estar em evidência na mídia, seja de forma positiva ou negativa, reflete em um comportamento similar? Ser mencionado na mídia pela quantidade de citações, ao invés de possuir algum caráter relativo predominante à natureza das suas operações, admite um comportamento similar entre as organizações?
Diante de todas essas ponderações, algumas hipóteses foram formuladas para verificar o efeito da similaridade de comportamento quanto ao caráter das notícias veiculadas:

Organizações com mesmo grau de deferência simbólica podem possuir comportamento similar? Com essas hipóteses, espera-se entender o fato, pautando-se na premissa de que há uma aceitação, uma legitimidade dessas organizações ao ser noticiado nas mídias.
Estar em evidência nos meios de comunicação proporciona uma deferência de um comportamento, o que o contrário, a não exposição, não destaca a sua importância para o seu público. Dessa forma, espera-se entender se o comportamento similar quanto a sua exposição na mídia pode gerar oportunidade oferecidas semelhantes entre organizações semelhantes.
O estudo, resultado da dissertação de mestrado que é base para este artigo, demonstrou que, de fato, há uma similaridade entre as empresas que recebem notícias de caráter positivo e negativo, mas não as de caráter neutro. Dessa forma, foi possível confirmar as hipóteses 1 e 2, onde as similaridades de notícias positivas e negativas, estão relacionadas às similaridades no comportamento de aquisições, fusões e alianças como estratégias corporativas.
Fonte: Nogueira, Danillo P. Embeddedness estrutural e o status como deferência simbólica das empresas listadas na BM&F Bovespa: o efeito no comportamento de aquisições corporativas / Danillo P. Nogueira – 2015 – Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
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