O futuro, esse desconhecido
- João Luiz Nogueira
- 7 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

As mudanças no mundo estão tão aceleradas que o futuro se apresenta como uma grande incógnita. As transformações começam a abalar as certezas de um passado próximo, a exemplo do tempo do emprego estável, da economia próspera e do descaso com o meio ambiente, por exemplo.
Com o título de A Revolução do Novo, a revista Exame promove uma série de encontros com lideranças empresariais para discutir e procurar entender os impactos dessas transformações nas vidas de pessoas e empresas. Abordamos aqui alguns aspectos para conhecimento e reflexão.
Um fato inquestionável: os celulares estão reinando onipresentes no cotidiano, caminhando a passos largos para se tornar uma extensão do corpo humano. E já influenciam no jeito de fazer negócios.
As mudanças não mais ocorrem de geração para geração e há pouco tempo para digeri-las. Com isso a incerteza é cada vez mais presente. Vivemos a revolução tecnológica e a sua interferência na vida das pessoas é automática e não há como resistir a esses avanços. Essa revolução trouxe novos padrões de comportamento para empresas e consumidores.
O fenômeno das redes sociais também é transformador. Pesquisa do Instituto Reuters indica que 51% das pessoas no mundo usam as redes sociais para se informar. No Brasil, a proporção chega a 72%! Riscos e oportunidades para os negócios, certamente.
Por outro lado, a tecnologia está colaborando para tornar o mundo mais transparente, onde empresas e governos estão mais submetidos ao escrutínio público. Outra tendência é a do engajamento em diversos temas, inclusive com a responsabilidade socioambiental. Pessoas cada vez mais querem produtos e serviços de empresas que tenham compromisso com a sustentabilidade do planeta.
Os negócios estão vivendo uma inesperada era do risco. Nos países desenvolvidos, mesmo com juros baixos, há uma saturação do consumo. A tecnologia está criando a economia compartilhada, com preferência por produtos e serviços que levem em conta o fato de que os recursos não são inesgotáveis.
Quão preparada está sua empresa para lidar com tudo isso? O que ela está fazendo para enfrentar esses e outros desafios? Com tantas variáveis, perscrutar o futuro não é tarefa fácil. Mas, preparar-se para os próximos passos de um mundo que não para de se transformar é essencial. Ter conhecimento continua a ser o melhor jeito de encarar o futuro.